Ah mas vai demorar para multarem as empresas menores! Ainda mais por atividades de marketing… Você tem certeza?

Inspirando-se na experiência europeia, onde várias multas foram aplicadas, incluindo a empresas pequenas e gigantes do setor de tecnologia, podemos entender que a prática de marketing indevida já resultou em penalidades substanciais.
“Ah, mas isso é na Europa aqui vai ser diferente!” Duvido muito, pois o Brasil incorporou o modelo europeu sobre proteção de dados pessoais, a LGPD e a ANPD são provas disso. Inclusive, a primeira multa já foi aplicada no Brasil. Então chega de desculpas e vamos dar uma olhada em algumas multas aplicadas na Europa entre 2019 e 2021, para entender os principais motivos que levaram a aplicação da multa e os seus valores.

  1. Chipre
    Organização: Grand Ideas Ltd
    Valor: 1.000 €
    Motivo da Multa: E-mails não autorizados sem consentimento dos titulares de dados.
  2. Chipre
    Organização: Skroutz.com.cy
    Valor: 3.400 €
    Motivo da Multa: E-mails promocionais não autorizados e falta de respeito aos pedidos explícitos dos titulares para não receberem essas mensagens.
  3. Romênia
    Organização: Dante International SA
    Valor: 3.000 €
    Motivo da Multa: Falta de respeito ao direito dos titulares de dados de se opor ao tratamento para fins de marketing direto, continuando a enviar comunicações comerciais não solicitadas.
  4. Romênia
    Organização: Megareduceri TV SRL
    Montante: 3.000 €
    Motivo da Multa: Envio de comunicações comerciais não solicitadas para números de telefone privados sem consentimento dos titulares de dados.
  5. Romênia
    Organização: Telekom Romania Communications SA
    Montante: 2.000 €
    Motivo da Multa: Continuação do contato com os titulares de dados por telefone, mesmo após a solicitação de retirada do consentimento.

Portanto, seja você um gigante do marketing ou um pequeno empreendimento, a conformidade com a LGPD é crucial para proteger e aumentar a confiança do cliente, evitar multas substanciais e alinhar sua estratégia de marketing com as melhores práticas de privacidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *