O Open Health é uma iniciativa do @minsaude e da @ans.reguladora , que se fundamenta no modelo de ecossistema aberto e colaborativo de compartilhamento de dados em saúde, e tem como um dos seus objetivos estimular a concorrência e promover maior qualidade no acesso à contratação de planos de saúde.
Se você está em viagem por exemplo, e precisasse de atendimento emergencial em um 🏥 , o médico saberia de imediato o seu histórico de saúde, prontuário, medicamentos, exames de sangue, e, rapidamente teria a capacidade de fazer a triagem e buscar uma solução.
Na prática, é como se existissem redes de informações interconectadas em um único sistema, possibilitando o acesso a diversos dados, como, contato, alergias, condições de doenças prévias, internações, cirurgias e procedimentos, medicamentos utilizados e etc. Assim, através da integração de sistemas de saúde, diferentes partes interessadas poderiam ter acesso às informações, como os próprios pacientes, pesquisadores, médicos, farmácias, hospitais, postos de saúde e outros. 🩻🧬🌡️
✅ Pontos positivos:
a. acessibilidade; b. oportunidade eficiência nos serviços de saúde; c. agilidade no atendimento; d. promoção da saúde e bem-estar; e. políticas públicas de saúde mais racionais, econômicas e eficientes; f. desenvolvimento e pesquisa; g. melhores diagnósticos; h. ampliar a concorrência.
❌Pontos críticos:
a. desigualdade de acesso à tecnologia e assimetria informacional, resultando em exclusão daqueles com menos alfabetização ou acesso; b. disparidade entre instituições públicas e privadas; c. falta de cultura de privacidade e proteção de dados de toda a população; d. uso indevido e discriminatório das informações; e. vazamento de dados sensíveis; f. abuso de poder econômico; g. perfilamento de preço no serviço de saúde; h. decisões automatizadas e discriminatórias; i. uso de informações desatualizadas, imprecisas e até falsas e, como consequência, tomada de decisões equivocadas por parte dos profissionais da saúde.
Há sempre os dois lados da 🪙. Porém, ao abrir dados de saúde, há importantes discussões e estudos a serem desenvolvidos antes de implementar qualquer iniciativa.