Você conhece os principais instrumentos jurídicos para proteger seu patrimônio e garantir um futuro seguro para sua família?
No planejamento patrimonial e sucessório é fundamental compreender as ferramentas disponíveis para a transmissão adequada de bens e valores. Entre elas, destacam-se a doação, o testamento, as holdings e seguros, além do VGBL e PGBL. Cada instrumento possui características únicas e pode ser estratégico para atender às necessidades individuais.
A doação, por exemplo, pode ser uma excelente opção para transmitir valores familiares ou auxiliar financeiramente parentes queridos. Já o testamento permite determinar a distribuição dos bens conforme seus desejos.Através das holdings é possível proporcionar a proteção patrimonial e o planejamento tributário, garantindo a continuidade dos negócios mesmo quando a familia passa por turbulências.
Quando a preocupação maior é assegurar um futuro financeiro mais tranquilo e o objetivo é agilizar o recebimento de algum valor (por fora do inventário), os seguros são ferramentas que devem ser consideradas. Eles protegem os herdeiros contra os custos sucessórios e outros prejuízos financeiros.
O VGBL e o PGBL, por sua vez, são ótimas opções para complementar a aposentadoria, oferecendo benefícios fiscais durante a contribuição e com um funcionamento similar a alguns tipos de seguro quando do falecimento do beneficiário.
📌 Salve este post para entender mais sobre planejamento patrimonial e compartilhe com quem também busca segurança e proteção financeira para a família.