Com o isolamento social determinado pelos Governos em face da pandemia do Covid-19, as lojas que não utilizavam o e-commerce ou market place, passaram a adotá-los, e as que já utilizavam, sem dúvidas, aumentaram suas vendas. As vendas através da internet tiveram um crescimento exponencial.
Dentro do mundo virtual há modalidades de lojas diferentes que dependem da intenção da empresa/empresário, em atrair públicos mais amplos, não ter preocupações com o envio da mercadoria ou até mesmo em não possuir muitos custos com a infraestrutura do site ou marketing, por exemplo.
O market place é uma plataforma online que reúne produtos de diversas lojas, oferecendo uma variedade maior de produtos. É como se fosse um “shopping center virtual”. O market place apenas irá conectar os clientes com as lojas, fazendo apenas o repasse da informação sobre o produto/compra – as vezes também faz o processamento do pagamento – enquanto a marca faz o envio direto ao comprador.
Já o e-commerce é uma loja online próprioa em que todo processo de compra e entrega acontece dentro da plataforma, claro que dentro desse processo pode haver alguma terceirização (e geralmente tem), porém o produto adquirido vem sempre da própria empresa/marca.
Há também outras modalidades de e-commerce, como o M-commerce, em que são utilizados aplicativos para serem baixados no mobile, ou S-commerce, em que as redes sociais são utilizadas para maximizar as vendas, Porém, independente do modelo de negócio, toda loja virtual precisa cumprir uma série de exigências legais, e se antes já era necessário utilizar mecanismos de segurança eficazes para o pagamento e tratamento dos dados dos consumidores, com o aumento considerável dos ciberataques e com o advento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPDP) tais requisitos tornaram-se indispensáveis.
Essas exigências legais estão dispostas na Lei do E-commerce, Código de Defesa do Consumidor (CDC), na LGPDP e na Diretiva 97/7/CE.
Preencha o campo abaixo e acesse o nosso material que contém algumas dicas e medidas necessárias para tornar a sua loja virtual mais segura e confiável.
Autoria: Marina de Andrade e Rafael Medeiros Popini Vaz