Você já encontrou documentos jurídicos interativos, visuais e fáceis de utilizar? ?
Esse tipo de trabalho alinhado às melhores práticas está sendo cada vez mais utilizado para a entrega de melhores serviços jurídicos. ?
O chamado Legal Design importa conceitos do design para o ramo jurídico. ?
No entanto, antes de entendermos como ele poderá ajudar a sua empresa e porque esse movimento está crescendo, precisamos conhecer o que é o Legal Design e como ele é aplicado.
O Legal Design é a “aplicação do Design voltado ao ser humano para o mundo jurídico, fazendo com que os sistemas e serviços jurídicos se voltem aos usuários e se tornem mais utilizáveis e satisfatórios” (HAGAN, Margaret). Em resumo, é a junção do Design, Tecnologia e Direito para transformar a prática jurídica em algo realmente funcional e de acordo com as necessidades e a realidade do usuário. ?
Pode ser aplicado tanto em documentos para remodelar um contrato, uma petição, uma notificação, ou até mesmo e-mails, como para estruturar serviços, como a interação dos clientes com os serviços jurídicos, entre outros. A aplicação pode ser direcionada internamente, exemplo: aos colaboradores da empresa; ou para o público externo, exemplificando: os clientes e parceiros do negócio.
Um projeto de Legal Design inicia com o entendimento do usuário, das suas necessidades e suas dores. A partir disso, podemos extrair oportunidades de melhoria para a realidade do usuário.
Depois, geramos ideias para solucionar o problema encontrado, dessas ideias criamos um esboço da versão final, chamado de protótipo, para podermos testar a solução com os usuários e colher feedbacks para melhorar a solução.
Por que o Legal Design cresce tanto?
• Aumenta a produtividade dos usuários, pois diminui o tempo de leitura por facilitar a compreensão de informações complexas e excessivas.
• Utiliza linguagem mais clara e acessível.
• Cria uma solução significativa para quem irá utilizar.
• Evita gastos com o retrabalho da solução em desenvolvimento.
• Evita ocupar o Jurídico para esclarecer pontos de um contrato, por exemplo.
• Reforça a marca da empresa e sua presença no mercado. A utilização do Design possibilita utilizar a identidade visual para gerar conexão da pessoa com a empresa.
• Diminui o tempo de negociação contratual.
• Aumenta a confiança com os clientes.
• Aumenta a probabilidade de os juízes entenderem as petições e com isso favorecem a tese da empresa.
• Juízes brasileiros são favoráveis à metodologia. Pesquisadores concluíram que os juízes brasileiros, da esfera federal e estadual, aceitam e incentivam a aplicação do Legal Design.
Portanto, não é por pouco que o Legal Design está sendo muito utilizado, além de conseguir melhorar a experiência do usuário, fortalece os negócios da empresa e diminui o tempo de trabalho e os custos envolvidos. ⚓️
Quer saber ainda mais? Entre em contato conosco.
#legaldesign #visuallaw #design #inovação #tecnologia #advocacia #advogado #fullservice #empresa #loboevaz #artigo