O tema ‘privacidade e proteção de dados’ tem se mostrado uma aliada nesta nova Economia Digital. Um estudo da Cisco[1] calculou pela primeira vez o ROI da privacidade a partir de informações fornecidas por 2800 empresas de 13 países, incluindo o Brasil.
O resultado revelou que a maioria das organizações está obtendo resultados positivos e mais de 40% dessas empresas estão realizando pelo menos o dobro de seus investimentos, além de benefícios comerciais como: maior agilidade e inovação, maior vantagem competitiva, maiores possibilidades de investimento e principalmente, maior confiança do cliente.
A maioria das organizações entrevistadas, em torno de 82%, consideraram que as certificações com privacidade são um importante fator no momento de escolher um fornecedor. Mas o que isso quer dizer? Quer dizer que: ser uma empresa que possui certificações de privacidade, como a ISO/IEC 27701, EU-U.S Privacy Shield, Regras de Privacidade da APEC etc., pode garantir relações contratuais valiosas para os negócios da companhia. Ou, caso contrário, resultar em rescisões.
E mais, o Relatório de 2020 [2]do Fórum Econômico Mundial, mais uma vez, apontou que a proteção de dados é um fator essencial, de modo que 75% dos Governantes e Economistas consideram um risco eminente para economia global a falta de proteção e privacidade.
Play the Game!
Marina Andrade
[1] https://porta23.blogosfera.uol.com.br/2020/01/28/para-cada-dolar-gasto-em-privacidade-empresas-recebem-us-270/?cmpid=copiaecola
[2] http://reports.weforum.org/global-risks-report-2020/shareable-infographics/