Inegável que estamos atravessando uma revolução digital com o crescente desenvolvimento de ferramentas de comunicação, através das redes sociais, Whatsapp, Telegram, entre outros.
A verdade é que tais facilidades, ao mesmo tempo em que têm muito a somar na eficiência da comunicação entre gestores/empregadores e seus empregados, aflorou nas pessoas, de um modo geral, um imediatismo que não se pode esperar o dia seguinte para encaminhar uma mensagem. Está aí o ponto negativo de tanta facilidade. É só pegar o celular e em menos de 2 minutos você fez a solicitação necessária ao colaborador.
Com a pandemia do Coronavírus e as medidas restritivas de distanciamento e isolamento social adotadas pelo poder público, nota-se uma crescente na utilização desmedida desta tecnologia, uma vez que nos deparamos com uma nova realidade, e, muitas vezes, não é possível manter os funcionários em um mesmo ambiente. Isso faz com que estas orientações digitais sejam a cada dia mais imprescindíveis. Além disso, o impacto da pandemia em determinadas áreas e/ou setores, assim como o “abre e fecha” de algumas atividades, fizeram com que, muitas vezes, as demandas surgissem de forma escalonada e imprevisível.
Porém, há que se tomar muito cuidado com este tipo de conduta. Um exemplo recorrente atualmente é sobre aquele empregado que está trabalhando de casa. Não se pode confundir o home office. O fato do funcionário estar trabalhando de casa não significa que ele esteja disponível ao empregador em tempo integral. Se houver qualquer solicitação fora da sua jornada de trabalho (aos que possuem controle de jornada), serão devidas horas extras.
É muito importante que se respeite a jornada de trabalho acordada com cada empregado, esteja ele trabalhando ou não nas dependências da empresa. Inclusive, daqueles que estão com acordo de redução de salário e jornada vigente, sob pena de incidência de horas extras, e até mesmo a descaracterização do acordo de redução.
Preparamos um e-book com algumas dicas que vão lhe ajudar a manter o controle sobre as solicitações de demandas e jornada do empregado.