77% dos usuários já desinstalaram aplicativo do celular por preocupação com seus dados pessoais

É o que diz a pesquisa publicada no mês de agosto pelo Cetic.br, órgão do governo com a missão de monitorar o acesso, o uso e a apropriação de tecnologias de informação e comunicação. 

A seguir, um resumo da pesquisa sob a perspectiva do Usuário e sua preocupação com o uso dos dados pessoais: 

  • 77% dos usuários de Internet de 16 anos ou mais já desinstalaram algum aplicativo do celular; 
  • 69% deixaram de visitar algum website; 
  • 56% deixaram de utilizar algum serviço ou plataforma na Internet; e 
  • 45% deixaram de comprar algum equipamento eletrônico.  

Desses números, extraímos que os usuários se mostram preocupados com a utilização de seus dados pessoais. Além disso, mostra a indisposição dos consumidores em realizar negócios com empresas e pessoas que não respeitam seus dados pessoais, ou no mínimo sentem medo de eventual irregularidade. 

Sob a perspectiva das empresas, seguem os números: 

  • 78% das empresas dos setores de informação e comunicação guardam dados de clientes e usuários; 
  • 36% das empresas fizeram reunião sobre proteção de dados pessoais; 
  • 23% têm uma área ou pessoa dedicado a proteção de dados dentro da empresa; 
  • 32% desenvolveram uma política de privacidade; 
  • 30% fizeram testes de segurança contra incidentes; 
  • 17% das empresas nomearam um encarregado de dados; 
  • 24% criaram uma plano de conformidade. 

Esse relatório confirma que a maior parte das empresas não estão perto de estarem adequadas. Apesar de existirem algumas iniciativas entre as empresas privadas sobre a temática, a maioria delas ainda não iniciaram seu projeto de adequação, nem possui mapeado uma atividade de conformidade a LGPD. 

Esse número assusta, ainda mais com a abertura de consulta pública sobre a norma de dosimetria das sanções pela ANPD, que traduz o avanço desse órgão para o início da aplicação de multas às empresas irregulares, que como vimos, é a maior parte. 

Por fim, como recomendação às empresas, é o momento de correr contra o relógio para se atentar sobre a mudança de pensamento dos usuários e realizar um bom planejamento de conformidade à LGPD.  

Nota: A pesquisa contou com a participação de 2.556 usuários com 16 anos ou mais e 1.473 pequenas, médias e grandes empresas entre agosto de 2021 e abril de 2022. 

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